O cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door Salon, de São Paulo é especialista em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Ele afirma que há três passos básicos e indispensáveis na hora de passar a tesoura neles. Primeiro, as madeixas devem estar secas. "Isso permite observar o caimento natural do fio, pois cada mecha tem sua ondulação e sua textura". Segundo, não se deve utilizar pente, pois acaba perdendo o comprimento natural. Terceiro, nunca desfie o fio ou utilize navalha. "As pontas perdem a força da sua textura, e ficam espigadas". Sobre o comprimento, o profissional sugere que cabelos curto, médio ou longo devem ser escolhidos de acordo a idade. "Conforme a pessoa for mais jovem, prefira mais curto, quando mais madura, escolha fios mais longos, para disfarçar suas linhas de expressão". Um outro detalhe importante é respeitar o formato do rosto e a personalidade de cada mulher. "As vezes se opta pelo curto por ter traços mais delicados e harmoniosos, ou então, é uma pessoa mais determinada e quer demonstrar mais seu rosto", salienta o cabeleireiro.
Formato do rosto:
- Quadrado: prefira um corte um pouco desfiado com um leve caimento na área frontal, suavisando para as laterais.
- Redondo: escolha um corte onde as laterais do cabelo caiam no rosto, criando uma linha vertical.
- Triângulo: Existem dois tipos de triângulos. O de base alta pede por umcaimento suave na área da testa, e com volume na região dos ombros. O de base baixa favorece corte com mais volume no topo da cabeça com pontas desfiadas para dar leveza.
Domando os fios - Para dar aos fios o aspecto de molhado, adote um gel líquido, na versão spray de preferência. A sugestão é do cabeleireiro Alexandre Fontanini, do salão De La Lastra, de São Paulo. Robson também dá uma dica importante para domar os fios: "produtos sem um componente chamdo lauril sulfato de sódio diminuem o volume sem agressão e sem química. Isso porque essa substância age como se fosse um fermento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário