Seja bem vindo

Seja bem vindo ao blog da Lígia Cabeleireira. Este blog foi elaborado com muito carinho e é direcionado a todas as pessoas interessadas em dicas de saúde, beleza e bem estar. "REJUVENESCER SALÃO DE BELEZA & ESTÉTICA"- Ajudando você a ficar cada dia mais bonita. ! ! !

sábado, 22 de outubro de 2011

VOCÊ SABE RECONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE QUEDA DE CABELO E CALVICIE?

Quando você percebe os fios rareando na cabeça ou uma maior quantidade deles no travesseiro, nas roupas, na escova e no chão do banheiro surge logo a pergunta. É queda de cabelo ou calvície? Segundo a terapeuta capilar Sheila Belotti, do Rio de Janeiro, especialista em terapia capilar, é normal que uma pessoa perca entre 50 a 100 fios por dia. Porém, é preciso ficar atento. "A queda só é normal quando o fio que caiu é substituído por outro que está nascendo. Assim, a quantidade se mantém equilibrada", explica.

A queda de cabelo é denominada de eflúvio telógeno, uma queda mais violenta que a perda natural dos fios, com perda de cerca de 300 fios ao dia. Uma série de fatores, como estresse e má alimentação,  podem provocar a queda anormal dos fios. Já a calvície depende da predisposição genética.

DICAS PARA MANTER AS UNHAS SAUDAVEIS

Com essa mania de pintar as unhas o tempo todo, surgem também os problemas. Mas pintar as unhas toda semana não faz mal nenhum, desde que você tome os devidos cuidados.
A saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar problemas de saúde. Por isso, é importante estar alerta às unhas.A reclamação mais comum com as unhas é que elas ficam quebradiças. As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque ficam muito secas — o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade — ou porque estão úmidas demais — o que as deixam macias com tendência a se partir.

Porque as unhas se tornam secas e quebradiças?

Muitas pessoas não cuidam das unhas como deveriam. As unhas podem se tornar muito secas e se dividirem nas pontas se forem expostas ao calor seco, detergentes, produtos químicos, acetona ou removedores de esmalte em excesso.

O que você pode fazer para a saúde das suas unhas?

Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.  Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares. Além disso, ficam também mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos. Além disso, a hidratação das unhas é importantíssima. Recomenda-se beber bastante água e usar hidratantes específicos para suas unhas.

Mãos e Cutículas

Hidrate também as cutículas.  Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas. Ao realizar trabalhos domésticos ou de jardinagem, proteja as mãos com luvas e hidrate intensivamente ao final do trabalho.

FONTE: www.minhavida.com.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COMBATA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS COM MASSAGEM E DRENAGEM LINFÁTICA

Drenagem linfática é um tipo de massagem que tenta drenar líquidos e toxinas acumulados no corpo encaminhando-os suavemente até os gânglios localizados na virilha, axilas e pernas. A retenção destes líquidos contribui para o aumento da celulite e do inchaço. Mas, segundo a massoterapeuta e esteticista Marina Soares Fressato, este tipo de procedimento isolado não é capaz de produzir efeitos estéticos ou redução de medidas. "Eu aconselho sempre o casamento entre a drenagem linfática e a massagem modeladora, porque uma complementa o trabalho da outra". O procedimento modelador é mais intenso e repetitivo. Ele ativa a circulação sanguínea e, com o aquecimento provocado, dilata vasos e proporciona maior permeabilidade da membrana celular. Ou seja, as células de gordura se tornam mais solúveis, há aumento na fluidez dos líquidos do corpo, o que facilita o trabalho posterior da drenagem linfática. Aquecidos e mais diluídos, todos os fluidos transitam melhor pelas linfas. Segundo Marina, o sistema linfático se ativa através de movimento: uma pessoa muito sedentária, com excesso de gordura localizada, tende a dificultar a circulação linfática e, com isso, corre mais riscos de ter acúmulo de líquidos e toxinas que causam a celulite. "Quando estes líquidos tóxicos não são drenados e ficam parados, eles começam a condensar, ficando viscosos até se solidificarem. Isso repuxa as fibras de colágeno e elastina formando os famosos furinhos na pele", explica a especialista. Ao combater a celulite, a pele fica mais hidratada e irrigada. Além disso, a massagem ajuda no funcionamento do sistema urinário e digestivo.  A drenagem também é muito utilizada para combater o inchaço pós-cirúrgico. Mas, atenção, é contraindicada em quem tem varizes ou problemas de coagulação do sangue, distúrbios renais, quadros infecciosos, tromboses e tumores. Grávidas podem se beneficiar com os resultados deste procedimento, mas, antes de tomar qualquer decisão, consulte um médico para que avalie suas condições

ESTIMULE O COURO CABELUDO PARA TER CABELOS MAIS SAUDÁVEIS


Muito se fala sobre as hidratações e procedimentos para recuperar os cabelos, entretanto, muitas pessoas se esquecem da importância que o couro cabeludo tem na hora de manter os cabelos saudáveis, longe do ressecamento, oleosidade e até mesmo da caspa. "A pele da cabeça, no couro cabeludo, é muito vascularizada e é a região em que nascem os cabelos. Portanto, deve sempre ser mantido limpo e saudável", explica o dermatologista capilar Valcinir Bedin, de São Paulo.  Massagens, esfoliações e hidratações específicas para a região estão entre os procedimentos que ajudam a estimular a circulação sanguínea dessa região. "É importante fazer a esfoliação do couro cabeludo, pelo menos, uma vez por mês. Isso vai higienizar e revitalizar o couro, removendo as células mortas e favorecendo a circulação sanguínea", ressalta a cabeleireira e terapeuta capilar Adriana Carlos do salão Éclat, do Rio de Janeiro. Os tratamentos alternativos são benéficos, mas é importante ter o cuidado para não abrir mão dos cuidados convencionais.
FONTE: www.minhavida.com.br